julho 25, 2007

"CRISES NA FIBROMIALGIA - FIBRO TEM CURA?"

Recebi alerta Google sobre fibromialgia, informações do site fibromialgia
fibromialgia.com.br e anotei alguma informações relevantes sobre o assunto.
Dra.Evelin Goldemberg (a conheci através de entrevistas em 2001) também foi citada, Dr. Eduardo S. Paiva, reumatologista e Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR, Curitiba, o responsável pelas informações abaixo citadas:
CRISE DE FIBROMIALGIA
As dores voltam, pacientes com fibromialgia, quando estão se sentindo bem, querem recuperar o tempo perdido. O médico deve ser consultado para checar a necessidade de aumento ou mudança de medicação
Relato Pessoal: realmente, quando me sinto mais disposta, me perco em inúmeras atividades, mesmo estando ciente da pouca energia. Difícil trabalhar essa necessidade de produzir, aproveitar esse tempo. Acabo ficando com dores insuportáveis, necessitando assim de dobrar medicamentos relativos a ansiedade e dores. É algo que não dá pra segurar, vontade de sair, rir, dançar, ver filmes, ficar na internet, colocar a casa em ordem, acho que tudo está uma bagunça, que só eu posso endireitar tudo que está ao meu lado. Dessa maneira, caio em crises terríveis de suportar, com o corpo reclamando, necessitando de repouso urgente. Aí já é tarde, tenho que PARAR.

A MINHA DOR É REAL OU SÓ ESTÁ NA MINHA CABEÇA?
Foram feito estudos com o líquido que banha a medula e o cérebro (liquor) e foi
visto que as substâncias que levam a sensação de dor para o cérebro estão de três para quatro em pacientes com fibromialgia, em comparação com as pessoas sem o problema.
Portanto, amigas, NÃO É PROBLEMA DE CABEÇA, É REAL

COMO ENTENDER A FIBROMIALGIA?
Tanto pacientes quanto médicos parecem entender melhor as causas de dor quando existe uma inflamação, um machucado, um tumor, que está alí, visíveis, causando a dor.
Na fibromialgia é diferente, se tirarmos um pedaço do músculo que está doendo e olharmos no microscópio, não encontraremos nada, porque o problema está somente na percepção da dor.
Relato Pessoal: em 2002, não conseguia andar, as dores aumentavam, e fiz inúmeros exames, tanto no Hospital das Clínicas em São Paulo, como em laboratórios em Santos. Cheguei a fazer biópsia do músculo da perna direita, deu negativo (foi muito doloroso). Foi nessa época que tive que fazer uso da cadeira de rodas, não conseguindo me manter de pé.

ESTATÍSTICA: De 5% dos pacientes que vão à Clínica Médica, 10 a 15% dos pacientes vão ao consultório de Reumatologia.

POR QUÊ AINDA EXISTEM MÉDICOS E AGENTES DE SAÚDE, QUE NÃO CONHECEM A FIBROMIALGIA?
Relato Pessoal: Quando tenho crises, com vômitos, diarréias e cólicas abdominais, tenho que ir ao hospital, e acabo me deparando com médicos, enfermeiros e outros que me perguntam fibro o quê? Acabam fazendo exames de sangue e urina, me colocam no soro, quando não mandam de volta para casa, totalmente debilitada e desidratada. Na última vez, fui atendida por um médico ortomolecular, Dr. Ronaldo..., que disse existir cura para a fibromialgia, com aplicações de um determinado soro, escrevendo em um pequeno pedaço de papel, preços das aplicações, tipo R$ 1.200,00 no primeiro mês, depois mais $ 2.400 nos meses seguintes, e assim por diante. Será PAPA DEFUNTO? Pior, sem CRM, dentro de hospital de renome como Beneficiência Portuguesa. Acabam dando esperanças mil para nós e familiares, que ficamos ansiosos por fazer tal tratamento. Aí, voltamos do mesmo jeito para casa, sem saber o quê fazer.

DE ONDE SURGIU A "FIBROMIALGIA"
Conhecida há mais de 100 anos, usando-se outros nomes, como FIBROSITE.
Em 1990, foram criados métodos de diagnóstico para fibromialgia. Esse termo fibrosite foi abandonado, pois "ite" significa inflamação e não existe inflamação na fibromialgia.
Classificada como "Reumatismo de partes moles", isto é, não afeta as articulações.
Fibromialgia é uma doença que NÃO afeta as articulações, e que NÃO existe o risco de deformidades ou PERDA DE MOVIMENTOS DOS MEMBROS.
NÃO EXISTE CURA PARA A FIBROMIALGIA AINDA!
TRATAMENTO? SIM:dor, insônia, exercícios, controle de ansiedade e depressão.
Relato Pessoal: No meu caso, e de outros também já relatados, houve dores insuportáveis, a tal ponto, de necessidade de aparelhos como bengala, depois andador, depois cadeira de rodas, pois até o toque das mãos das pessoas em meu corpo, provocavam as dores. Realmente, essa perda foi temporária, mas ainda tenho falta de equilíbrio, muitas dores na hora dos exercícios, ao andar, ao tomar um simples banho. No meu entender, a fibromialgia foi diagnosticada tarde demais, estava eu sem a medicação necessária para combatê-la, sem atendimento médico. Durante os quatro anos na cadeira de rodas, escrevi sobre mais de 20 sintomas que me acompanharam, numa intensidade que, comparada com os sintomas atuais, estavam na ordem de 100% e hoje posso dizer que diminuiu em 70%, com tratamento medicamentoso, ortomolecular, psicológico, hidroterapia.

COMO COMEÇOU A FIBROMIALGIA?
A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada e crônica, que progride para envolver todo o corpo.
ATENÇÃO: "O MOTIVO PELO QUAL ALGUMAS PESSOAS DESENVOLVEM A FIBRO E OUTRAS NÃO, AINDA É DESCONHECIDO".
Relato Pessoal: Existem palavras que incomodam por demais as pessoas fibromiálgicas, como "isso é problema psicológico", "isso é trauma de infância", "isso é problema de cabeça", "isso não existe", "isso é força de vontade", "isso é personalidade fraca", "isso é chantagem psicológica".
Acredito que todos meus companheiros de dor, querem e desejam ter uma vida normal, estando nesse momento desesperados, em cima de uma cama, impossibilitados de viver como qualquer pessoa dita normal. Peço às famílias, amigos, profissionais da área, que tenham mais respeito com essa enfermidade, ainda tão pouco estudada, com milhões de mulheres sem tratamento, que nem sabem que essa existe, e outras, que sequer têm condições de comprar os medicamentos, fazer o tratamento e repouso necessários, pois também o CUSTO DA FIBROMIALGIA É ALTO, nem todos os hospitais têm grupo de dor, remédios para essas pessoas, como a simples amitriptilina, gabapentina, anti-depressivos e outros. Socorri, nesses anos, muitas mulheres com depressão, estresse e fibromialgia, tendo a receita médica e não conseguindo os medicamentos nos ambulatórios, ficando assim num estado deplorável.
Não sou médica, sou apenas uma paciente como tantas outras, portanto como ajudar essas pessoas, sendo até que a maioria delas nem sabem o que é internet?
Precisamos de mais informações, debates, entrevistas, AÇÃO DO GOVERNO E DA ÁREA MÉDICA. Por que não usar novamente a TV, informando os locais de tratamentos existentes no Brasil, colocando o Governo na parede para fazer algo? E nós fibromialgicos, como podemos ajudar quem nos procura? Não considero satisfatório informar sobre os medicamentos existentes para o tratamento, sendo que muitos não têm condições financeiras para tal. Tipo assim: o Dr. me pediu para melhorar minha alimentação, tomar muito leite, comer carne de cabrito. É ruim, heim! Esse paciente nem dinheiro para condução teve, nem seu café tomou, como vai comprar cabrito?
Desculpem o meu desabafo! É que no momento estou com muita dor, não dormi, pouco consegui comer, MAS FELIZMENTE, TENHO UM QUARTO QUENTINHO, OS COMPRIMIDOS PARA ALIVIAR, A INTERNET PARA ME COMUNICAR, AMIGOS PARA ME AJUDAR, BONS MÉDICOS DISPONÍVEIS E ISSO É UM TUDO!!!

18 comentários:

Praia Grande disse...

Olá Cris! Eu sei... as crises são duras e desumanas conosco. Mas ainda bem que são crises. Mas quero te pedir uma coisa. Pense (consigo mesma!) se houve algo que desencadeou a crise. Normalmente existe um aspecto alheio a nossa vontade. Uma discussão, uma mágoa, um nervoso, algo para falar que não foi dito. E os aspectos externos, têm sua influência a medida que nosso corpo está desarmado, frágil, e sensível. É pensar: "O que é capaz de me derrubar facilmente?
O que eu quero pra mim? O que está me faltando?
Eu sei, que muitas dessas perguntas, muitas vezes não estamos prontas a responde-las. Mas, tudo a seu tempo!
E quanto aos gastos que temos com medicamentos, transporte, convênio medico, etc... São enormes realmente! Mas acho que pior do que isso é o "desconhecimentos por parte dos profissionais da área de saúde. Se eles não entendem, não sabem, não acreditam, quiçá o público em geral? Então, acho que devemos partir para um desenvolvimento e envolvimento maior do Estado para aprimoramento, especialização dos profissionais diretamente ligados aos tratamentos para Fibromialgia. Porque só assim, com o reconhecimento e entendimento, conseguiremos alcançar os demais benefícios. Pois, se a classe médica discute o reconhecimento da existência da doença, não conseguiremos alcançar os elementos necessários para seu tratamento devido.
Mas por onde começar?
Talvez através da mídia. Da mídia escrita, falada, impressa... Com entrevistas com pacientes e médicos que realmente conhecem e reconhecem a doença.
E depois apresentarmos o quanto custa essa doença aos pacientes. A falta de medicamentos específicos. E mesmo na rede pública não é possivel garantir a obtenção de muitos medicamentos receitados.

Que tal começarmos por aí?
Acho que vindo a público, muitos mais poderão agregar-se a essa causa.
Podemos aproveitar, que o próximo ano é ano eleitoral... então...

É minha sugestão!

Selma ao vento disse...

Querida Cris venho lendo seu blog há algum tempo porém, neste vc expressou exatamente o que estou sentindo.Vc realmente tem muito a agradecer a DEUS;uma família linda que te se importa com vc e condições de tramento.Sei que um dia o próprio DEUS vai me abençoar tb e quem sabe conseguirei um tratamento correto;por hora me basta juntar-me a vc e sentir-me INDIGNADA.AS dores de cabeça estão me deixando maluca já tomei tudo o que tinha pra tomar e nada....BJS

Anapro disse...

Minha namorada está tomando ITRASPOR. médico receitou 2 capsulos por dia durante 14 dias (7am uma e 7pm outra - 12 em 12 horas) Tem algum problema se atrasar tipo 3 dias ... atrasos variando entre 1 hora e 3 horas? tipo tomar num dia 8:00 e depois de dois dias atrasar umas 3 horas? minha namorada está no inicio do tratamento e estamos com receio de nao adiantar mais ... =/

Unknown disse...

GUARACIARA...
Eu não sei o que me preoucupa mais se e a dor da alma ou minha familia que as vezes não entende nada sobre a doença, fica sempre me cobrando achando que eu não faço por onde melhorar o meu físico ou astral, agora mesmo estou sozinha porque meu marido viajou pela 1ª vez sem mim, achando que eu e que não quiz ir por não esta com vontade. Eu fico até achando que ele não gosta mais de mim,choro muito sozinha porque estou com insônia e só durmo 3 horas da manhã, e todos diz que eu e que não quero dormir mais cedo. Me trato na Santa Casa da Misericórdia no RJ na psiquiatria com a Dr. Ligia desde 2002, ela esta sempre me ajudando com as amostra grátis dos rémedios antidepressivos, mais agora eu fui para outra médica porque eu parei de fumar e estou muito acima do pêso (25kg)e tenho que fazer um tratamento na área de obsidade "TOC" e fiquei muito tempo sem tomar os remédios antidepressivos por falta de condições financeira e estou mal, eu estava de auxílio doença há seis anos, agora o médico me deu alta por dizer que fibromialgia não é doença reconhecida pelo INSS,a fibromialgia,nós dependemos de vários especialistas: psiquiatria, reumatologia, clinica da dor, psicologia, gastro por ter aparecido diverticulose no entestino todo e ainda apareceu tireóide.Realmente é um dor que só nós que temos e que sabemos, eu defino como a Dengue e dor da alma!...que dói dentro do nosso corpo e não aparece nos olhos dos outros e nem no nosso físico, só na alma...Gostaria de saber se realmente não é reconhecida pelo Conselho da Medicina?

Anônimo disse...

Olá meu é Ana Paula, estou sofrendo com fibromialgia há 8 meses são dores horriveis perdi a força das pernas a 3 meses atras, jas ha uma semana que começei a andar com ajuda de um andador mas mesmo assim com muita dificuldade estou fazendo tratamento com anti depressivo mas não estou vendo resultado, tenho muita insonia fortes dores de cabeça não consigo nem pentiar meus cabelos fquei internada por dez dias fiz varios exames colhi até liquor da coluna gostaria de ter contanto com outras pessoas que sofre de fibomialgia, juntos poderiamos nos ajudar meu email é ana_paulacomjesus@hotmail.com fiquem todos na santa paz de Deus.

silva disse...

e muito triste.descobri que estou com começo fibromialgia tambem.

silva disse...

e muito triste.descobri que estou com começo fibromialgia tambem.

Unknown disse...

Ola companheiras da FM,tb estou parada a 9 meses,vou tentar agora esse mes entrar com licençca saude estando desempregada.Venho avaliando desde de 2007;Ate descobrir a FM,minha familia fica totalmente desestruturada.Imagina nos,tinha uma vida super ativa e inclusive tive que mududar de cidade morava em Brasilia e agora estou no RJ,estamos tantando criar um grupo meu email e tatismos1brasil@gmail.com,so de estarmos com quem entende nossa dor ja nos alivia muito.
Que Deus nos abençoe
Tati

Unknown disse...

Ola companheiras da FM,tb estou parada a 9 meses,vou tentar agora esse mes entrar com licençca saude estando desempregada.Venho avaliando desde de 2007;Ate descobrir a FM,minha familia fica totalmente desestruturada.Imagina nos,tinha uma vida super ativa e inclusive tive que mududar de cidade morava em Brasilia e agora estou no RJ,estamos tantando criar um grupo meu email e tatismos1brasil@gmail.com,so de estarmos com quem entende nossa dor ja nos alivia muito.
Que Deus nos abençoe
Tati

Unknown disse...

Olá companheiras,eu fui diagnosticada com fibro depois de muitos exames com resultados negativos.Passei um ano com muitas dores,depressão e vontade de morrer.Tudo começou com noites mal dormidas e estress emocional.No inicio fui ao ortopedista que me pediu uma ressonância da lombar e apareceu uma pequena hernia na L5-S1.Ele achou que era a causa e me passou corticóide e mandou eu parar minha academia que tanto amo na vida.Fiquei 3 meses sem atividade física e piorei muito pois meu corpo começou a travar e fiquei mais depressiva ainda.Com seis meses de muitas dores comecei a tomar antidepressivo e comecei a dormir um pouco melhor,fui a uma reumatologista que me disse:Se você gosta de atividade física não pare,faça com menos intensidade.
Resolvi voltar aos poucos pois sempre fazia 2 a 3 aulas de ginástica por dia.Foi quando meu astral começou a melhorar e hoje faço aeróbica,dança e musculação.Continuo com dores mas dessa vez bem menos.não entendo que doença é essa que quando acordo estou toda dolorida e no decorrer do dia a pessoa vai se movimentando e vai melhorando.Quando chega a noite começa a piorar novamente.O incrível é que quando estou fazendo ginástica meu corpo esquenta e não sinto nada.As vezes dá vontade de passar 24 hs em movimento,por isso o trauma de dormir.Amigas de fibromialgia,sigam meu conselho.Frequentem uma academia,façam aulas de aeróbica,dança,corrida,caminhada,pilates.Vocês vão ver que não precisam de remédios e pscólogos.
Beijos,Lili.

Unknown disse...

Oi, Cris. Estou sempre fazendo pesquisas na Internet sobre a fibromialgia e encontrei teu blog. Sofro disso há 4 anos e apesar de tomar os mais modernos medicamentos, fazer terapia e fisioterapia, minha situação é lastimável. Dor intensa todos os dias, inchaço nos pés, mãos, braços, problemas estomacais e intestinais, manchas na pele, cansaço e insônia crônica, sem mencionar a depressão. Mas, decobri recentemente que o Ministério da Saúde publicou um Protovcolo Clínico sobre Dor Crônica, incluindo a fibromialgia. Isso significa que os Estados irão organizar Redes de Atendimento Regionais aos pacientes, estabelendo tratamentos e os medicamentos serão de mais fácil acesso junto à Farmácias dos Estados e Municípios. Gostaria de incluir a Portaria aqui, mas não vi como. Mas todos podem procurar no Google por: Portaria/SAS nº 1083/2012 - Dor crônica. Espero que com o conhecimento disso, todos passem a exigir o tratamento decido pelo SUS, com direito a medicamentos e tratamentos complementares, como a fisioterapia. Um abraço e fique bem.

ser feliz disse...

EU TENHO FIBRO MAS MESMO ASSIM NAO DEIXEI DE FASER MEU TRABALHO NEM DESISTI DE NADA MESMO COM DOR ME LEVANTO TODOS OS DIAS PRA IR NO TRABALHO MAS TEM DIA Q MINHAS PERNAS DOEM MUITO

ser feliz disse...

EU TENHO FIBRO A MUITO TEMPO A MAIS OU MENOS 3 ANOS E NAO DEISITI DE MINHAS ATIVIDADE TRABALHO TODOS OS DIAS MESMO COM DOR MNHAS PERNAS DOEM MUITO PELA MANHA E MEUS BRAÇOS ESTAO SEMPRE INCHADOS E DOLORIDOS MAS QUANDO A DOR E MUITO FORTE DA VONTADE DE ARRANCAR TUDO FORA PRA VER S ALIVIA ESTENDER UMA ROUPA EU ATE MEMO VARRER UMA CASA NAO DA MAIS PQ SEMPRE DOEM OS BRAÇOS TOMO OS REMEDIOS MAS NAO SEMPRE PQ NAO GOSTO DO FATO DE ESTAR SEMPRE COM MEDICAMENTO EM MEU CORPO SO TOMO QUANDO TENHO MUITA DOR ACHO Q JA ME ACOSTUMEI COM A DOR DA FIBRO MAS MEU UNICO MEDO E DE UM DIA NAO PODER CAMINHAR

Unknown disse...

http://acuradafibromialgia.com.br

A cura existe já!
E sem pagar nada!

Unknown disse...

Meu nome é Dinah - até março de 2012, diminuiu a minha depressão de 20 anos, e ninguém tinha mais esperança de melhora. Bem Fiquei feliz. Por pouco tempo, pois os meus olhos secaram,a minha boca ficou sem saliva e aí apareceu a Fibromialgia. A Gente pode comentar com os outros que, que eles não se interessam, pois como vocês disseram, ninguém pode avaliar a dor.A resposta é sempre a mesma "Nao tem cura". Aí o médico que me trata, um neurologista, receitou a Gababentina e tomo sertralina, um antidepressivo. O médico receita , uma cápsula `noite ante de dormir., poi é, mas a dor circula pelo corpo várias vezes por dia. Que faço, tomo outra dose. Acaba o remédio entes do previsto. E a bendita receita , que ficamos reféns dela.Tomo também bromazepam,e meu marido, irmãos me saturam de tanto falar que estou tomando remédio demais e isto pode piorar. Tomo sim muitos remédios, que um outro médico receita, obrigatoriamente pela vida inteira, para tireóide, para osteoporose, para enxaqueca que me estoura colírio para os olhos, sendo que o oftalmo disse que não há colírio milagroso e também não tem cura. A boca, ando com a garrafinha para la e cá para para umedecer e ainda um gel para ativar a saliva. Tenho um filho que usa drogas, a pergunta é : Que faço. Tomo formicida tatu. Por todos os Santo e Anjos , Jesus e Deus acordem os médicos para que surjam com uma solução, porque eu não aguento mais.

Unknown disse...

Olha gente, tenho fortes crises de fibromialgia, é como a colega disse tem hora que a dor é tenta que dá vontade de arrancar tudo que passe um trem por cima d gente, é muito ruim amigas nao sei má o que faer e o pior é que a família não entende é mesmo, tomo vários remédios, telex dorene e lexo também, mas quando tá na crise mesmo na adianta, gotei de conhecer vcs a sim tenho com quem desabafar, bjos a todos e que Deus nos abençoe, Amém.

Dicas e Receitas da Vovó Lene disse...

Tenho fibromialgia fiquei três meses com muitas dores ,sai da crise mais ainda sinto dores nas pernas e muito cansada

Anônimo disse...

Eu tenho fibromialgia o diagnóstico foi feito primeiro por mim mesma e depois pela médica e não preciso dizer nada porque é isso mesmo q vcs disseram e a morte !!nesse momento estou deitada e por vezes desisto de escrever não sei se de dor ou cansaço (acho que os dois)e eu tenho muita sorte pois minha família me entende e me apoia hoje por exemplo meu marido fez a janta e é minha filha arrumou a casa porque eu não consegui ,mas tenho pena de quem não tem o apoio da família porque a fibromialgia realmente é incapacitante ,só uma coisa que não vi ninguém reclamar e e e eu mais sofro são as dores nos quadris vcs não sentem uma dor dos infernos no quadril não??