agosto 04, 2007

"QUAL O AMOR MAIOR?"

Páscoa, 2007


Em uma certa época de minha vida, onde passava por muitas atribulações, com problemas de saúde e outros bastante pertubadores, minha mãe acabou se envolvendo com o meu sofrimento e, juntando com aqueles probleminhas que já carregava em seu coração, acabou adoecendo.
Como meu estado não permitia e não me dava condições de dar atenção a ela, comecei a me sentir culpada e deixei na mão de Deus um grande parte daquilo que eu achava que poderia fazer para ela.
Isso me fazia sofrer tanto, que todas as noites, eu olhava bem para o quadro de Jesus Cristo, que ficava em frente a mim, e fazia uma pequena prece a Ele, olhando bem para seus olhos tão lindos: - "Por favor, deixo minha mãezinha nas sua mãos. Aguenta tudo que for possível pra mim, enquando não me recupero. Só posso contar com seu divino amor".
Não sei porque e nem como aconteceu, acordei de repente de madrugada e comecei a escrever, com uma calma esplêndida e parecia que a caneta corria sobre o papel sem peso, sem força, como se fosse uma pluma.
Escreverei aqui o conteúdo dessa carta que, acredito eu, não esteja totalmente igual à carta original, devido às correções necessárias.

"Querida Amiga,
És tão forte, tão maravilhosa, tão evoluída, que esses momentos perdidos em sua solidão são vitais para aqueles que tu amas, para aqueles que te amam e para aqueles que precisam de tua sabedoria para aprenderem a amar.
Sei do seu cansaço, de seu desânimo, de suas mágoas, mas és superior a toda essa dor. És uma fortaleza capaz de transpor qualquer muralha.
As pessoas em geral, procuram por toda a vida a "felicidade", achando que podem encontrá-la na riqueza, no luxo, no conforto, nos prazeres que essa vida terrestre nos dá.
Mas você não, pois apesar de todo esse desespero que tomou conta do seu ser, tens a felicidade dentro de "ti", que vem a ser um previlégio, uma benção de Deus.
Conheces Jeus e sua fé em Deus é a sua maior arma.
Aqueles que sofrem, que no momento estão conseguindo lutar para chegar no ponto de sua evolução precisam menos de ti. O sofrimento é o melhor caminho para crescermos, aprendermos.
Mas aqueles que não conhecem o que tu tiveste a sorte de aprender, aqueles que não conhecem a misericórdia, aqueles que não conseguem amar verdadeiramente, esses sim, precisam de você.
Não precisas acariciá-los, mas faz parte da tua missão, através de teus exemplos de vida, ensiná-los a amar e também, deves ter paciência suficiente para receber dessas pessoas tão necessitadas, atitudes, palavras, comportamentos que não são dignos; ter compaixão e compreender que esses é que precisam realmente de seu apoio e de seu amor.
Conviver com pessoas esclarecidas, boas e evoluídas é muito mais fácil.
Mas amar aqueles que nos fazem mal, que nos ofendem, realmente é um desafio. Tenho conhecimento de alguns ensinamentos que estão contidos na Bíblia Sagrada.
No momento me lembro de algo a respeito de uma porta estreita e também de que muitos serão os chamados, mas poucos serão os escolhidos.
Além disso, também diz que dos evoluídos, muito será cobrado, ou seja, pessoas como você terão que apresentar e oferecer muito mais que aqueles que nada têm.
Veja só como é grande a sua responsabilidade.
Você é necessária e importante demais para se deixar abater, por pessoas que são tão infelizes e que têm tanto ainda para aprender.
Procure, desse momento em diante, lembrar de todas as coisas boas que você realizou e de quantas graças maravilhosas já recebestes de Deus.
Não importa o que fizeram a você e àqueles a quem você ama, que tenham de magoado.
O que importa é que você é uma vencedora.
Conseguiu transpor barreiras enormes, derrubou centenas de obstáculos, és capaz de viver em qualquer situação.
Esses momentos, em que não estás conseguindo se erguer, são momentos preciosos para serem desperciçados.
Não adianta "ter uma religião"; o importante é "viver uma religião", é usar e praticar, em todos os momentos, tudo aquilo que aprendestes e que está preso em seu coração.
Seja "humilde", perdoa, esqueça as coisas tristes que passaram, estejas pronta para as coisas que estão por vir.
Quando te ofenderem e te maltratarem, encha a boca com bastante água e mantenha-a fechada, para não perderes o que de melhor Deus te deu.
Tente aceitar a vida como ela se apresenta nesse momento.
Você jamais estarás sozinha. Dentro de você está Jesus, e jamais existirá alguém que tenha sofrido tanto pelos seus filhos como ele.
Você se levantará agora, nesse momento, e irá tomar um banho bem gostoso.
Essa água do chuveiro, que cairá sobre seu corpo, estará abençoada por Deus, que não esquece de ti em um só momento.
Esta água maravilhosa arrancará de seu corpo todas as impurezas; seu coração cheio de amor irá palpitar forte, louco para amar àqueles que não tiveram a mesma sorte que você.
Perdoa, perdoa, perdoa... perdoa quantas vezes forem necessárias.
Não dês atenção mais do que o necessário às coisas tristes, pobres e sem importância.
Gaste seu tempo e a sua vida com o belo, com o maravilhoso, com tudo que seja sublime.
Tenha misericórdia, piedade e caridade por aqueles que não sabem tudo aquilo que você, através de muito sofrimento, aprendeu.
Aprenda a viver com as dores do corpo e ajude ao próximo com o alimento do coração; as dores do corpo e do espírito só saram quando colocamos todo amor para fora e doamos ao nosso próximo.
Você tem que voltar a viver, pois a vida não é tão ruim assim.
A natureza e tudo o mais é belo, pois foi criado por Deus para nos fazer felizes.
Cada um de nós temos que passar pelo nosso "cadinho".
Vivemos, ajudando sempre no que podemos, àqueles que estão a nossa volta, mas é importantíssimo aprendermos que não podemos tirar o "cadinho" de ninguém, nem mesmo daqueles a quem mais amamos, que são nossos filhos.
Se esse amor é tão importante pra tantos e sabendo que pertence ao mandamento maior de Deus ("Amar ao próximo como a si mesmo"), esqueça todas as mágoas e dores e volte a viver.
Você é forte e maravilhosa demais para se esconder.
Deus precisa de você junto àqueles que te amam e junto também daqueles que tanto precisam aprender, mas não com brigas e sim com amor e dedicação.
Devemos lembrar também que quanto às nossas faltas, elas só serão realmente perdoadas, à medida que formos perdoando àqueles que nos tenham ofendido (oração Pai Nosso).
A vida é linda e precisa de você urgente.
Graças a tudo que você foi para mim, hoje estou conseguindo, mancando, devagarzinho, aguentar o meu "cadinho".
Tudo isso graças a você.
Não se entregue, preciso de você e te amo demais pra vê-la desistir.
Com humildade, amor e compreenção você será feliz em quaisquer situação, em qualquer lugar desse mundo em que vivemos.
Temos muito o que aprender, mas para recomeçar o melhor será perdoar e não mais nos ofender com atitudes daqueles que, infelizmente, não encontraram a felicidade dentro de si próprio.
Temos muito trabalho pela frente.
Estou contando com você.
Te amo demais e Deus mais ainda.
Não esqueça que Ele jamais te abandonará.
Nesse momento, tenho certeza que Jesus está te iluminando com bastante amor e luz.
De sua filha que tanto te ama, Maria Cristina"
03:15hs do dia 09/07/1996

Passei a limpo essa carta, coloquei sobre o criado mudo e voltei a dormir, com muita paz e esperança.
Logo que acordei, tomei meu café, me arrumei e saí de casa determinada a fazer algo por ela e por mim mesma.
Nesse dia era feriado e as lojas se encontravam fechadas, mas, mesmo assim, entrei no Centro Comercial com a certeza de encontrar um presente para entregar junto com a carta, o qual eu já tinha definido qual seria: um abajur fluorescente da Nossa Senhora.
Parecia que tudo já estava traçado, pois encontrei uma única loja, de um ex-aluno, que estava aproveitando o feriado para fazer a higiene do estabelecimento e que tinha para vender uma única peça, filha de mãe única, que indicava estar realmente esperando por mim.
Depois dessa grande prova de que a fé remove montanhas, fui ao encontro de minha mãe com muito amor e acreditando, com todas as forças, de que aquele humilde presente seria a pílula necessária para curá-la, fazendo com que ela recomeçasse, recuperando sua saúde física e espiritual.
Quando cheguei à cada dela, mentalizei Jesus iluminando todo aquele ambiente, trazendo forças, energia, perseverança e fé.
Dei-lhe um abraço apertado e ajudei-a a ligar a luz da Nossa Senhora.
Em seguida, pedi a ela para ler aquela carta sozinha e que, toda vez que se sentisse desanimada, voltasse a ler novamente aquelas palavras, que com certeza foram abençoadas por Deus.
No mesmo dia ela se levantou e voltou para a sua luta.
Em seguida, nas primeiras semanas, após esse dia, tivemos que passar por várias provações juntas, mas, lembrando da força de Deus, ficamos firmes, confiantes e perseverantes.
Por incrível que pareça, tudo isso aconteceu, estando eu e ela em diferentes religiões: ela evangélica, e eu, espírita kardecista.
Gente! Depois de tudo isso, qual o amor maior?
Dizem que o amor verdadeiro é o de mãe para filho.
Mas existe também um amor, que também é grande, que é o de um filho por sua mãe; mesmo sabendo que nem sempre isso é verdade.
Nesse momento, não tenho mais dúvidas e ficou bem claro para mim que o amor maior é o de Deus para com seus filhos, pois, se analisarmos o que nos acontece a cada minuto, veremos que o seu amor é sublime e superior a qualquer tipo de sentimento: do irmão pelo seu próximo, do homem pela sua mulher, do filho pelo seus pais e mesmo o de uma mãe para com seu filho.

Esse é o Capítulo VI do meu Livro "Meus Casos", escrito em 18/07/1997.

Hoje, nós duas somos batizadas na Igreja Católica e na Igreja Evangélica, sendo que ela frequenta junto com Samuel, meu filho mais novo, a Igreja Universal do Reino de Deus, e eu... aceito todas as denominações, seus dirigentes, sejam pastores ou padres, desde que tenham Deus e sigam os ensinamentos de Jesus.
"Deus tem pressa que sejamos bons, e não que acreditemos nele" - frase de Chico Xavier


Depois de escrever essas mal traçadas linhas, me deu uma vontade de dizer...



"MANHÊ, EU TE AMO!"

2 comentários:

Praia Grande disse...

Oi miga! Quanto tempo aqui não venho! Pois é! Mas vc sabe um dos porquês, e algum dos outros eu passo a te escrever agora. Eu acredito que tudo tem sua hora certa, e eu não encontrava esse momento para vir até aqui. E hoje, eu algo me induziu a chegar até aqui. Eu precisava de algo, que não sabia o que era, pois meu coração estava meio zangado e triste. E ao entrar aqui, eu leio esse seu texto maravilhoso.
Vc recebeu um "recadinho" maravilhoso do Pai.
Certamente, o papel, a caneta e suas mãos foram conduzidas a receber tão belas, perfeitas e inspiradas palavras.
Eu chorei ao lê-las!
Tocaram em uma ferida que já a tinha como cicatrizada. Mas, eu me enganei.
Mas ao mesmo tempo, as palavras que vc foi inspirada a escrever, não serviram ou servirão somente à você. Eu posso incluir-me nessa lista, minha querida.
Foste afortunada por receber tal conforto em momento de tanta angústia.
Palavras de compreensão, compaixão, de conforto, de segurança, de amor!
E disso eu hoje também fui alimentada.
Hoje, sou eu quem te agradece. Agradeço a quem te induziu, e por vc deixar-se levar para que pudesses receber o conforto necessário.
Eu, agora estou muito melhor porque sei pelo que vc passou. Eu há muito tempo, também fui um "instrumento" Dele! E sei que é como se fossemos banhadas por um bálsamo refrescante, calmante, entorpecente que nos leva a um descanso nunca antes provado. Sentimos que nossas baterias foram recarregadas, dando asas ao nosso corpo que sente-se tão leve e suave... Que recebe a brisa que sopra leve...
É muito bom!
Eu há pouco voltei a escrever.
Tive um período de reclusão de mais de 20 anos. É muito não? Mas foi...
E agora, é como vc disse... não se percebe o peso, o atrito. O pensamento simplesmente voa!!! As palavras tornam-se concretas como mágica! É um turbilhão de sentimentos e pensamentos que correm para meus dedos, tentando domina-los para se fazerem entender pelas letras que ali eu rabisco.
Assim, se passou com vc, certamente!
Vc foi abençoada com a graça do Conforto e da Compreensão!
Ainda que o mundo não nos entenda, estaremos certas que existe alguém que está sempre a nos ouvir, ainda que pareça estar em silêncio. Aliás um silêncio divino.
Abençoado foi o dia que te conheci, Miga!
Obrigada, mais uma vez pela oportunidade que me dás!
Obrigada pela sua amizade!
Obrigada pelo seu carinho!
Que te encha de graças sua vida e seu coração!

Cristian Willians disse...

Que lindo essa história é a prova viva que o amor move montanhas e ainda quero conhecer essa minha avózinha viu???