dezembro 30, 2008

CAPÍTULO VIII ESTRESSE, DEPRESSÃO x DISCRIMINAÇÃO



CAPÍTULO VIII
©®Is ♫ “ESTRESSE, DEPRESSÃO x DISCRIMINAÇÃO”
Esse assunto é muito delicado.
Quando tive depressão, escutei e analisei o meu estado em relação ao transtorno bipolar.
Realmente, quando somos acometidos dessa doença, ficamos com algumas características, como: mania de perseguição, depressão eufórica, tristeza pura, nada está bom, ficamos sem perspectivas nenhuma, sem visão, nada otimista (totalmente pessimistas). Ficamos bastante desequilibrados em relação ao humor; nos sentimos culpados, tudo o que fazemos não é suficiente e, para aqueles que são perfeccionistas, a cobrança de si mesmo aumenta em 1000%.
Mesmo sabendo que essas enfermidades causam todas essas inseguranças, dependendo de cada caso, tive a imensa oportunidade de ter profissionais competentes para analisar meus pensamentos, conduta, comportamento e conclusões que tirei durante todos esses anos.
Sem dúvida alguma, mesmo as pessoas tendo acesso à informações mil, a discriminação das pessoas em relação àquelas que têm essas enfermidades é grande, clara e evidente, “bastante transparente”.
Passei, infelizmente, por várias discriminações no decorrer de minha vida e este é um problema que tive que encarar de frente desde menina.
Em primeiro lugar, sou filha de pais separados e, naquela época (1967) era uma vergonha para uma mulher ser a “mulher desquitada”.
Lembro que meus avós maternos não deixavam minha mãe sair de casa nem para ir na padaria, pois se sentiam envergonhados de ter uma filha “largada” pelo marido.
Minha mãe teve que lutar muito com essa tal discriminação.
Graças a isso, com certeza, deixou de viver e fazer coisas que lhe eram de todo direito.
Eu e meu irmão também sentimos isso na pele, tipo assim: se meu irmão estivesse brincando com outras crianças e a bola quebrasse a vidraça de alguém, não importava quem tinha sido o culpado. Para Quê? É lógico que o Jacyrzinho levava a culpa, pois não tinha nem pai!!! Era muito mais fácil, cômodo e conveniente para todos os outros pais que “ele” fosse o responsável.
Eu estudava num Colégio de Freiras. Lembro como se fosse hoje quando Madre Dolores (a Diretora) me chamou para conversar (eu só tinha sete anos).
Pediu, enérgicamente, que eu desse um recado para minha mãe. Ordenou que minha mãe não fosse mais me buscar na escola de “calças compridas”, pois não ficava bem para uma mulher largada se vestir de tal maneira. Na época, não entendi nadica de nada.
Quando fiquei mocinha então, em época de namorar, foi terrível também.
Perdi vários namorados, pois os pais dos rapazes muitas vezes não aceitavam que seus filhos se envolvessem com uma moça, filha de pais desquitados.
Gente! Parece piada, eu sei. Mas aconteceu por diversas vezes e não era nada gostoso e agradável passar por tal situação.
O incrível é que hoje, até em meios onde temos pessoas cultas, preparadas e estudadas, a tal discriminação esteja tão presente.
É inconcebível ter que passar por certas situações tão constrangedoras.
Uma vez eu estava na sala dos professores na Universidade, quando um colega de trabalho se aproximou de mim e disse:
Professora, a senhora está com estresse? Respondi que ainda tomava diversos medicamentos e que continuava em tratamento. E ele, muito descaradamente, perguntou:
Se a senhora é Professora de Cálculo, como consegue se lembrar das fórmulas?
Como se não bastasse, fez outra pergunta, mais incrível ainda!
Professora, como está sua vida sexual?
CARA...! É RUIM, HEIM!
Eu já estava tão sensível, tão prejudicada que o meu queixo caiu.
Oh! Cala a boca, Cris!!!
Me lembro que ainda tive forças para responder o que não merecia resposta:
Gente! Estou com estresse e não retardada! Quanto à minha vida pessoal, apesar de ser super liberal, fiquei totalmente sem ação.
Aprendi com a vida que, justamente nos momentos mais terríveis de nossas vidas, todos os amigos e família somem, evaporam, ficando apenas aqueles que são verdadeiros, evoluídos, bons.
Incrível como numa época onde os meios de comunicação, a tecnologia, a medicina cresceu, o homem tão tenha evoluído à altura.
Uma vez escutei uma entrevista no Programa do Jô com um Psiquiatra que tinha escrito um livro sobre a loucura. Uau! Foi Dez!
Tem uma frase que ficou marcada: “O HOMEM É UM ANIMAL EM EXTINÇÃO e também que hoje, na medicina, há tantas síndromes e transtornos que, a maioria dos doentes vão parar no psiquiatra ou no psicólogo.
Parece que tudo é psíquico e psicológico. Será que uma dor de dente também é psicológica?
Com isso, fica de lado a busca da causa da dor, todo o processo de investigação.
Qualquer anormalidade com a saúde já é motivo para se tomar anti-depressivos, tranquilizantes e derivados.
E se você já teve estresse ou depressão então!!!
Gente! É uma loucura. O desrespeito é total e nada é investigado em você.
Tudo é psicológico ou coisa de madame. Quando você é vítima dessas enfermidades, tem que carregar o rótulo de “depressivo” por toda a vida.
Não “faz parte” não. Isso é totalmente uma atitude de pessoas nada inteligentes e coerentes.
E, com isso, você passa por diversas negligências médicas e descasos.
Se você tirar uma licença médica para fazer lipoaspiração, sem problemas.
Mas se você tirar uma licença por estresse ou principalmente por “depressão”, seus dias estão contados, e a probabilidade de perder seu emprego é de 99,99%.
Esse assunto é realmente terrível, mas tenham certeza de que me policiei bastante antes de escrever sobre ele.
Tive muitas e muitas perdas, principalmente no campo profissional.
O pior é que parece ironia do destino, pois dei aulas de Estatísticas de Saúde por todo o Brasil e também para médicos e engenheiros do trabalho.
Me lembro quando orientei trabalhos de Conclusão de Curso (monografias) sobre estresse, depressão e alcoolismo nas empresas

No meu caso, sou educadora e não operadora de máquinas.
Não havia nenhum motivo para perder aulas, ser assunto de chacota entre os colegas.
Conheci diversos pais e mães de família que perderam seus empregos e o respeito das pessoas.
Pretendo, quando puder me locomover, fazer levantamento de dados sobre esse problema e dar um tratamento estatístico para o estudo questão.
A minha sorte é que aprendi, com as dificuldades da vida, fazer da tragédia uma comédia.
Se você quiser contribuir com esse trabalho de investigação, navegue na minha página e se comunique comigo.
VOU ADORAR DE PAIXÃO!

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi ...

Admiro sua coragem de expor todo nosso drama, as decepções e etc...

num mundo tão sofrido como o nosso, ter coragem de expor assim já é um grande vitória.

Ler blogs assim nos ajuda a não estar sozinhosnessa história, tb tenho FMe tb escrevo um blog - q. é um mix das minhas visões + minhas pesquisas ...

Estou linkando meublog ao seu e irei acompanha-la ok?

Muita força e saúde pra vc !!!
Bjks

Yu

Unknown disse...

Oi,

estou com esse problema, sexo feminino, 26 anos; sempre tive excelente rendimento e agora, após 3 anos ótimos deste trabalho, comecei faltando 3, 5, 22 dias no trabalho e sou apenas preguiçosa para eles. Se eu tivesse condições, minha vontade é processar todos por discriminação, que é com o quê eu mais sofro.

A angustia da depressão disse...

OI ,ADMIRO MUITO SUA FORÇA E TER CONSEGUIDO SAIR DESSA .EU TAMBÉM TENHO E SOFRO MUITO AS PESSOAS PARECE QUE DESPARECE PERTO DA GENTE QDO FLA QUE TE ESSA DOENÇA QUERIA TANTA UMA LUZ QUE ME AJUDASSE A SAIR DESSA.BJS

A angustia da depressão disse...

FICO MUITO FELIZ POR VC TER CONSEGUIDO ,VC PARA MIM É UMA0
GUERREIRA.FICA COM DEUS.EUtb.tenho sofro muito queria muito uma luz que me ajudasse a sair desse sofrimento mas n.tenho muitas condições para se tratar.MAS VOU PEDINDO A DEUS QUE ME AJUDE.

A angustia da depressão disse...

OI ,ADMIRO MUITO SUA FORÇA E TER CONSEGUIDO SAIR DESSA .EU TAMBÉM TENHO E SOFRO MUITO AS PESSOAS PARECE QUE DESPARECE PERTO DA GENTE QDO FLA QUE TE ESSA DOENÇA QUERIA TANTA UMA LUZ QUE ME AJUDASSE A SAIR DESSA.BJS

Blog da Cris disse...

A todos que deixaram seus comentários, agradeço pelo carinho e peço que me perdoem, pois as enfermidades (outras cinco além da fibromialgia) me deixaram com menos energia/dia e não consegui responder a muitos que me procuraram ou me enviaram palavras de carinho e forças... meu WhatsApp é (13) 991589027, estarei SEMPRE À DISPOSIÇÃO, bjs �� enormes ����������������

Blog da Cris disse...

... perdão por ter demorado tanto tempo em "ver comentário"! As enfermidades pioraram muito, mas continuo meu trabalho junto àqueles que precisam de um "HELP" , coisas de Cristina. Devido à dificuldade de ficar de pé e estar com pouca energia dia, abrirei um canal no YouTube e continuar na guerrilha! Obrigada pelo carinho, bjs 😘 no ver ❤️😇❤️🙏🏻🙏🏻🙏🏻